Fantasia

Fantasia

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aprendendo com as chupetas!



O projeto “Muitas histórias para contar” permite que nossas crianças, não apenas tenham contato com os Clássicos Infantis, mas que conheçam várias histórias durante o ano, que abordam diferentes aspectos do nosso dia a dia, enriquecendo o vocabulário e trabalhando os valores, além do desenvolvimento de diferentes conteúdos  e a oportunidade de trabalhar com o imaginário de nossos pequenos.



             Através da contação  da história do livro “O balde das  chupetas” de Bia Hetzel, a turma EI 42 trabalhou alguns conceitos como grande e pequeno,  através de um “chupetão” utilizando materiais de sucata; pintura com tinta guache e o desenho da chupeta.




Inserido nesse contexto também trabalhamos questões emocionais com nossos pequenos através de conversas sobre a importância deles se despedirem da chupeta, tendo como  culminância uma comemoração  com a chuva de papel picado, produzida por eles que rasgaram as folhas de jornal e revistas. Depois, foi só alegria! Além da diversão  elas puderam trabalhar a motricidade fina.

  
 
   E como não poderia faltar, também tivemos nosso momento de descontração e entretenimento, com o nosso cineminha, onde assistimos alguns desenhos e filmes relacionados a história trabalhada no mês,  estimulando a perspectiva visual de nossas crianças.

 




   


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Protesto


_ Tia, o que é protesto?
_ Tia, o que é manifestação?
_ Tia, por que as pessoas estão indo para as ruas?

            Devido aos últimos acontecimentos em nosso país, essas indagações estão presentes com bastante freqüência em nosso espaço escolar. Nossas crianças, mesmo tão pequenas vêem o mundo, querem entender, participar, dizer o que pensam, querem se expressar, se comunicar.
            A partir desta curiosidade tentamos entender junto com eles o que está acontecendo e assim conversamos, desenhamos, debatemos com nossos pequenos.
            Em meio a estas ações, ocorreu um fato muito desagradável em nossa escola nesta semana: a brinquedoteca das crianças foi invadida e destruída. Nossas crianças ficaram muito tristes e chateadas. Resolveram então dizer o que pensam, o que sentem, mostrar seu descontentamento através de uma manifestação, como protesto pelo que vem ocorrendo em nosso espaço.
            Desta forma, as turmas de Pré Escola organizaram-se com faixas, desenhos, instrumentos musicais construídos por eles para chamar a atenção da nossa comunidade sobre o que aconteceu. Com o grito “Respeite a brinquedoteca!” circulamos pelo quarteirão da escola e distribuímos um comunicado às pessoas que passavam.


Alô comunidade, nós do CIEP Sandino estamos em manifesto pela manutenção da nossa Brinquedoteca. Nosso espaço é constantemente invadido por vândalos que destroem os brinquedos usados por quase 500 crianças da nossa escola. Estamos lutando pelo nosso direito de brincar, ajudem-nos! Em caso de invasão, por favor, ligue para 190. Denuncie!”