Fantasia

Fantasia

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PROJETO: LITERATURA INFANTIL – Muita história pra contar

“O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral.”
 Bárbara Vasconcelos de Carvalho

"Branca de Neve e os sete anões"

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela se tornar um adulto leitor. Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades.

("Os três porquinhos")

“Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.”
Bettelheim (1986)

("Sítio do Picapau Amarelo")



Uma história traz consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem. Entre elas estão os valores apontados no texto, que podem ser dialogados com as crianças, possibilitando trocar opiniões, assumir posições frente aos fatos, defendendo atitudes e personagens e desenvolver a sua capacidade de expressão e de criação de novas histórias, estabelecendo relações entre os comportamentos das próprias crianças possibilitando ao educador desenvolver muitos aspectos educativos. Ao trazer a literatura infantil para a sala de aula, pode-se estabelecer uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura .



(Fantoche com a história "Dona Baratinha")



Nenhum comentário:

Postar um comentário