Fantasia

Fantasia

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Copa das Confederações


      Nesta semana, realizamos a atividade "Corpo e Movimento na Copa". Todas as crianças e funcionários foram para a quadra, estimulamos usar a camisa do seu time preferido, brincamos, dançamos, cantamos e ao final recuperamos as energias nos deliciando com um festival de pipocas.
Nesse evento vivenciamos a união entre as torcidas e o espírito da Copa das Confederações, sediada este ano no nosso país, além da valorização do sentido de equipe, de cooperação e a interação entre as turmas de diferentes faixas etárias.

Segue alguns flashes desta movimentada ação:












segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cabe na mala


O projeto “Muitas histórias pra contar” adotado pela nossa escola tem oferecido às crianças uma rica oportunidade de aprender ludicamente e de conhecer lindas histórias.
Neste mês, a turma de Maternal I 41, está trabalhando o livro de Ana Maria Machado “Cabe na mala”.
O livro foi abordado de várias formas. Iniciamos com a contação da história com os animais e os objetos da história.
Trabalhamos conceitos como dentro, fora, cheio e vazio através de brincadeiras com a mala e a panela.
Brincamos de imitar os sons e o andar dos animais e conversamos na rodinha sobre animais domésticos.
Construímos uma mala grande de papel e enchemos com tatus pintados pelos alunos e depois fizemos a contagem dos animais.
As crianças também gostaram muito de brincar no túnel do tatu e de provar o leitinho da vaca.

Depois dessas atividades fizemos a recontação da história e o registro do texto que as crianças criaram em um cartaz. Também fizemos modelagem em massinha e registramos a história através de desenhos.

Para conferir, acesse o vídeo abaixo:


segunda-feira, 10 de junho de 2013

A cor da vida


                        A turma 40, de Maternal I, da professora Lidia Justo e dos Agentes Auxiliares de Creche Aline Justino, Aline Pinheiro, Alfredo e Priscilla Alves, conheceu o livro “A cor da vida”, de Semíramis Paterno. Veja aqui algumas vivências das crianças.
                  Na rodinha, contamos a história com uso do livro e de fantoches. Depois as crianças recontaram, conversaram sobre os personagens e as diferenças, construíram os personagens com modelagem e sucatas, elaboraram cartazes coletivos, fizeram mural com fotos da família, pinturas com as diferentes cores e dançaram ao som da música “Volta ao mundo” (Patati Patatá).

           Aos poucos, vamos buscando o respeito à diversidade com atividades contextualizadas nos projetos pedagógicos, evitando práticas que tratem a temática apenas em determinadas datas do ano.






terça-feira, 4 de junho de 2013

Planejamento

           O trabalho pedagógico realizado em nossa Unidade Escolar busca conhecer e respeitar as características das crianças pequenas, entender o desenvolvimento infantil revendo concepções sobre a infância e a nossa responsabilidade enquanto educadores que promovem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/lingüísticos, individuais e sociais da criança.
            Nessa perspectiva, realizamos o planejamento coletivo das ações do nosso projeto “Muitas histórias pra contar”, entendendo a importância deste e buscando compartilhar idéias e propostas que visem o pleno desenvolvimento dos nossos pequenos com livros do nosso acervo da Sala de Leitura, contemplando todas as áreas de conhecimento, de acordo com as orientações emanadas pela nossa rede de ensino. Veja abaixo algumas fotos de reuniões da nossa equipe, que sempre busca o compromisso com a oferta de um trabalho de qualidade na educação pública carioca.

O equilíbrio da rotina deve estar vinculado à ação do adulto em dirigir este dia atentamente, subsidiando a ação das crianças, de maneira a valorizar sua expressão, assim como seus interesses, intenções, conhecimentos e avanços.
O planejamento nos auxilia nisto tudo: na programação de rotinas relevantes e equilibradas; no desenvolvimento de atividades que impulsionem a aprendizagem das crianças; no registro das nossas ações e, por fim, na avaliação coletiva e individual de todos os envolvidos. Desta forma, recomendamos-lhe que elabore um planejamento consistente e flexível na sua execução, observando os objetivos do currículo e as necessidades das crianças. Que o planejamento, feito semanalmente, seja compartilhado com os seus pares na escola, de maneira a ajustar-se às reais necessidades das crianças, ao longo dos anos na EI.
             (Planejamento na Educação Infantil – Cadernos Pedagógicos – Volume 1 – Gerência de Educação Infantil – SME/RJ – Fevereiro/2011)