O
trabalho pedagógico realizado em nossa Unidade Escolar
busca conhecer e respeitar as características das crianças pequenas, entender o
desenvolvimento infantil revendo concepções sobre a infância e a nossa
responsabilidade enquanto educadores que promovem a integração entre os
aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/lingüísticos, individuais e
sociais da criança.
Nessa perspectiva, realizamos o
planejamento coletivo das ações do nosso projeto “Muitas histórias pra contar”, entendendo a importância deste e buscando compartilhar idéias e propostas que visem o pleno
desenvolvimento dos nossos pequenos com livros do nosso acervo da Sala de
Leitura, contemplando todas as áreas de conhecimento, de acordo com as
orientações emanadas pela nossa rede de ensino. Veja abaixo algumas fotos
de reuniões da nossa equipe, que sempre busca o compromisso com a oferta de um trabalho de qualidade na educação pública carioca.
“O equilíbrio
da rotina deve estar vinculado à ação do adulto em dirigir este dia
atentamente, subsidiando a ação das crianças, de maneira a valorizar sua
expressão, assim como seus interesses, intenções, conhecimentos e avanços.
O
planejamento nos auxilia nisto tudo: na programação de rotinas relevantes e equilibradas;
no desenvolvimento de atividades que impulsionem a aprendizagem das crianças;
no registro das nossas ações e, por fim, na avaliação coletiva e individual de
todos os envolvidos. Desta forma, recomendamos-lhe que elabore um planejamento
consistente e flexível na sua execução, observando os objetivos do currículo e
as necessidades das crianças. Que o planejamento, feito semanalmente, seja
compartilhado com os seus pares na escola, de maneira a ajustar-se às reais
necessidades das crianças, ao longo dos anos na EI.”
(Planejamento
na Educação Infantil – Cadernos Pedagógicos – Volume 1 – Gerência de Educação
Infantil – SME/RJ – Fevereiro/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário