Fantasia

Fantasia

terça-feira, 4 de junho de 2013

Planejamento

           O trabalho pedagógico realizado em nossa Unidade Escolar busca conhecer e respeitar as características das crianças pequenas, entender o desenvolvimento infantil revendo concepções sobre a infância e a nossa responsabilidade enquanto educadores que promovem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/lingüísticos, individuais e sociais da criança.
            Nessa perspectiva, realizamos o planejamento coletivo das ações do nosso projeto “Muitas histórias pra contar”, entendendo a importância deste e buscando compartilhar idéias e propostas que visem o pleno desenvolvimento dos nossos pequenos com livros do nosso acervo da Sala de Leitura, contemplando todas as áreas de conhecimento, de acordo com as orientações emanadas pela nossa rede de ensino. Veja abaixo algumas fotos de reuniões da nossa equipe, que sempre busca o compromisso com a oferta de um trabalho de qualidade na educação pública carioca.

O equilíbrio da rotina deve estar vinculado à ação do adulto em dirigir este dia atentamente, subsidiando a ação das crianças, de maneira a valorizar sua expressão, assim como seus interesses, intenções, conhecimentos e avanços.
O planejamento nos auxilia nisto tudo: na programação de rotinas relevantes e equilibradas; no desenvolvimento de atividades que impulsionem a aprendizagem das crianças; no registro das nossas ações e, por fim, na avaliação coletiva e individual de todos os envolvidos. Desta forma, recomendamos-lhe que elabore um planejamento consistente e flexível na sua execução, observando os objetivos do currículo e as necessidades das crianças. Que o planejamento, feito semanalmente, seja compartilhado com os seus pares na escola, de maneira a ajustar-se às reais necessidades das crianças, ao longo dos anos na EI.
             (Planejamento na Educação Infantil – Cadernos Pedagógicos – Volume 1 – Gerência de Educação Infantil – SME/RJ – Fevereiro/2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário