Fantasia

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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Criarvore


A turma EI 12 realizou uma atividade de plantio de sementes, referente ao Projeto “Criarvore”, que a nossa escola participa.
“O Projeto Criarvore realizado em parceira com o Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) da cidade do Rio de Janeiro, consiste na distribuição de sementes de árvores nativas da mata atlântica, para produção de mudas pelos alunos e professores. Cada escola ou professor, inscrito no projeto recebe um kit contendo as sementes e o manual que ensina passo-a-passo das etapas. O objetivo principal é conectar a rede municipal de ensino ao processo de desenvolvimento de uma árvore, de modo que os alunos presenciem a germinação e o desenvolvimento das sementes até a sua plenitude. Com este projeto os professores podem oferecer às crianças atividades interdisciplinares, mostrando a relevância da valorização das árvores, além de torna-los um agente responsável pela criação e transformação da sua realidade, crescendo junto com as sementes plantadas, ao acompanhar o desenvolvimento das mesmas.”
Iniciamos com a exposição do vídeo Charlie e Lola, em que Lola plantava uma sementinha e neste período as crianças puderam observar as várias etapas do plantio, os utensílios necessários e a ansiedade da personagem para ver sua plantinha nascendo.
As crianças também participaram de rodinhas de conversa onde foi abordado como tema: o “ciclo de vida das plantas” em comparação ao “ciclo de vida animal”.
Depois de inserida no contexto, a turma se reuniu na área externa da escola para observar e fazer anotações das plantas existentes neste espaço como: tamanho, idade aproximada, quantidade de espécies etc.
Colocamos então a “mão na massa”, plantamos nossas sementes de “orelha de macaco”, umedecemos a terra e colocamos no jardim de inverno do refeitório.
Pesquisamos sobre a planta e durante o passar das semanas as crianças cuidaram das sementes e observaram ansiosas, na tentativa de acelerar o processo do nascimento, fizeram vários questionamentos como “vamos colocar mais água?”, “vamos mudá-la de lugar?”, “será que aqui bate sol?”

Até que brotou a primeira folhinha, a alegria foi geral e toda a ansiedade recompensada. Agora seguimos acompanhando o seu crescimento.




2 comentários:

  1. Boa tarde
    Sou estudante de psicologia da Universidade Veiga de Almeida, e a
    professora solicitou para que fizéssemos um trabalho no qual
    deveríamos entrevistar algum profissional de psicologia de crianças e
    adolescentes carentes ou em alguma rede pública. Gostaria de saber se
    posso ir eu e minha companheira de trabalho conhecer o local de
    trabalho de vocês e fazer poucas perguntas a algum profissional de
    psicologia da instituição?
    Qual telefone entro em contato?
    Desde já, agradeço.

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  2. Boa tarde Bruna Marques, agradecemos seu interesse, mas não temos um profissional de psicologia em nossa instituição. Qualquer dúvida, pode entrar em contato. Nosso número está no topo da página. Um abraço!

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