Fantasia

Fantasia

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gente tem sobrenome



          Iniciamos o trabalho na turma 14, com a música "Gente tem sobrenome", de Toquinho, apoiada pela música "Anna Júlia", do grupo Los Hermanos. Apresentamos o registro de duas atividades realizadas em que abordamos os temas: identidade, corpo humano, gostos e preferências. Conheça as músicas:






Primeira atividade:
     Realizamos uma atividade com todo grupo, onde duas crianças deitaram sobre folhas de papel e os demais amigos contornaram o corpinho, criando dois bonecos, um menino e uma menina. 
     Eles perceberam as partes do corpo, usaram a criatividade para decorar a roupa e os calçados e deram à menina o nome de Anna Júlia. 
     Quanto ao nome do menino, disseram:
     _ Esse é o menino que gosta da Anna Júlia, na música ele não tem nome, tia!
     As crianças amaram realizar essa atividade, interagiram e deram opinião. 
     Foi um momento importante para todos.




Segunda atividade:
    Esta atividade foi relacionada também à música “Gente tem sobrenome”, muito especialmente ao verso “coisas gostosas têm nome”.
    Apresentamos às crianças massas de dois tipos de doces, em que enrolaram, confeitaram e experimentaram. Foi um momento muito criativo, onde exploramos habilidades, gostos e interesses. Foi uma atividade deliciosa.



terça-feira, 15 de abril de 2014

Cantinho da natureza


Pensando que as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações de nosso mundo, brincando com as crianças da turma 15 resolvemos criar e cuidar de uma horta dentro da nossa sala de aula. Para isso, aproveitamos garrafas pet e um suporte de computador que se encontrava em nossa sala vazio, devido a furtos que sofremos.
Assim, brincamos de agricultores e a partir da música “Alecrim dourado” cantamos, listamos o que deveríamos plantar e colocamos as mãos na massa, ou melhor, na terra.
Recortamos garrafas pet e pintamos, foi uma festa plantar as sementes e mudinhas de plantas.
Neste trabalho, favorecemos as descobertas e observamos as características das plantas desde o início, além de sensibilizarmos as crianças para o cuidado e o cultivo de uma horta de sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais, despertando a curiosidade de nossos pequenos e oportunizando a aprendizagem do cultivo de plantas para a alimentação.
Com o passar do tempo, podemos acompanhar, explorar e observar o ciclo natural deste ser vivo, encorajando e desafiando as crianças como protagonistas de suas aprendizagens.





segunda-feira, 14 de abril de 2014

Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia


          No início do ano letivo, realizamos com nossos educadores encontros para refletir, organizar e sistematizar nosso plano de trabalho para 2014.

        Nossos momentos pedagógicos envolveram leituras diversas, vídeos, dinâmicas, trocas de experiências, estudos e registros, pesquisas na internet, em livros, Cd’s e DVD’s.

   Analisamos a importância das artes na Educação Infantil, conversamos sobre as nossas vivências com as artes na escola, como estudantes e como educadores, lembramos as consideradas sete artes, que são: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura e Cinema, percebemos como a música tem um papel crucial em nosso cotidiano, estudamos os documentos oficiais que referenciam as políticas públicas de Educação Infantil, assistimos ao vídeo “Música na Educação Infantil”, entendemos a relação da música com as outras artes e as demais áreas de conhecimento e sua importância no currículo da Educação Infantil, conversamos sobre a relação entre a mídia e o gosto e vivências musicais escolares, compartilhamos as possibilidades como educadores de apresentarmos músicas variadas ampliando o repertório conhecido pelas nossas crianças, entre outras práticas de estudos.


                Definimos nosso projeto pedagógico “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, que tem como eixo principal a Música. Este projeto surge com a perspectiva de valorizar a música e as artes no nosso cotidiano escolar e ampliar nossas práticas contemplando e refletindo sobre aspectos como espontaneidade, criatividade, imaginação, contemplação do belo, sensibilidade, inspiração, individualidade e coletividade, movimento, talento, habilidades, cultura, representação, relacionado com as diferentes áreas de conhecimento.