Fantasia

Fantasia

terça-feira, 19 de maio de 2015

Biquini de bolinha amarelinha




     Nosso projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, foi apresentado para turma 31, do Maternal II, através de um ritmo alegre e contagiante, o Rock, com a música “Biquini de bolinha amarelinha”. As crianças puderam vivenciar, sentir e experimentar tornando a aprendizagem prazerosa e significativa. A partir dessa música trabalhamos: as formas geométricas, identificando e confeccionando figuras geométricas que passaram a fazer parte do nosso cantinho da matemática através da brincadeira do alinhavo; a cor amarela na pintura com o dedo, no recorte e colagem de objetos amarelos, em canções e na apresentação de frutas da cor amarela; o esquema corporal com a confecção de um cartaz coletivo utilizando a silhueta de uma criança da turma; a identidade, ao se reconhecer diante do espelho, na apresentação do primeiro nome, com a parlenda “Uni Duni Tê” e com a entrevista sobre a origem do nome; os sentidos como o tato através de diferentes texturas, na confecção do cartaz coletivo da praia e o paladar através da degustação de frutas de cor amarela; as estações do ano e suas características; a relação de tamanho (maior e menor) fazendo bolinhas com massinha de modelar, bolinhas de papel e comparação de objetos; contagem de objetos; contação de histórias; desenho livre.
     Brincando de bolinha de sabão as crianças aprenderam como as bolinhas se formam, fazendo a mistura de água e detergente. Puderam trabalhar a respiração ao assoprar o canudo e sentir as bolinhas estourando na pele. Foi muito divertido!!!
     O contato com os instrumentos musicais foi um momento muito esperado pela turma, que pode ouvir o som que cada instrumento fazia ao ser tocado e manusear cada um deles. Os instrumentos musicais foram utilizados para acompanhar, livremente ou fazendo marcações, as músicas que eram cantadas na rodinha.
      As atividades realizadas proporcionaram a interação do grupo, a ampliação do vocabulário, aguçando a curiosidade e o prazer em aprender e compartilhar.







   
 



      
    
                                                                                                                             
    
                
                                                                                                           

        
 
 
 

5 comentários: