Fantasia

Fantasia

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia de chuva

          O grupamento Maternal II trabalhou ao longo do mês de julho com o livro "Dia de chuva" de Ana Maria Machado.
          Por ser uma obra que privilegia a imaginação da criança na hora do brincar, muitas atividades foram realizadas com o desenvolvimento de aspectos cognitivos, emocionais, sócio-culturais e de coordenação motora.
        O ponto alto do trabalho com esse livro foi um bloco de atividades chamado “Brincadeiras para dias de chuva”. Ao realizar pesquisa com a turma, constatamos que em dias de chuva a maioria dos alunos se divertia apenas com brinquedos ou assistiam TV e faziam poucas brincadeiras. Visto essa necessidade de se ofertar algo mais para nossas crianças, as atividades foram elaboradas com a intenção de resgatar brincadeiras de todos os tempos, que podem ser feitas em casa, como por exemplo:

“Dança das cadeiras”: Estimula atenção, respeito ao espaço do próximo e identificação do próprio nome na cadeira.

"Cabra-cega": Desenvolve a interação e o senso de localização, além de promover formas diferentes de utilizar os sentidos.
"Dança da cordinha": Estimula o desenvolvimento do ritmo e equilíbrio, além da socialização.
          Além das incríveis brincadeiras, tratamos ainda sobre a possibilidade de elaboração de receitas culinárias. Quem não se recorda com saudades do “bolinho de chuva” da vovó? Este prato simples e delicioso, que faz parte da nossa culinária folclórica, que é passado de geração em geração, não poderia cair no esquecimento! Nossos alunos degustaram essa iguaria popular como forma de relembrar e fazer da cultura algo vivo e significativo em suas vidas.

           Para concluir fizemos uma apresentação artística de dança e interpretação com a música "Se" da Xuxa. "Se os pingos de chuva fossem pingos de morango..."
             Segundo Vygotsky :
                                                     “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”
          Esse pensamento nos relembra o quanto a experimentação é importante na fase da vida em que nossos pequenos se encontram, para assim o aprendizado ser significativo e internalizado, fazendo de fato parte da vida de nossos alunos.
            Foi incrível o trabalho com o livro e a resposta da turma foi maravilhosa! Parabéns a toda a equipe da turma 30! Parabéns a equipe Sandino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário