Fantasia

Fantasia

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pra lá e pra cá




            Em nossa Unidade Escolar, entendemos que ouvir histórias é muito importante para o desenvolvimento e a formação das crianças. Neste sentido, com o projeto “Muitas histórias pra contar” a leitura faz parte da nossa rotina, em que viajamos na imaginação e conhecemos histórias incríveis.
            Ao ouvir histórias a criança percebe que nelas existe começo, meio e fim, auxiliando na organização do pensamento e estimulando a criatividade com invenção de novas histórias. Além de ajudar a lidar com seus medos e expectativas, vivenciando as emoções por meio dos personagens. No livro, a criança tem contato com a linguagem escrita padrão, familiarizando-se com as suas características.
Os alunos da turma EI 20 adoraram conhecer a história “Pra lá e pra cá” de Fernando de Almeida, Mariana Zanetti e Renata Bueno.
            A educadora leu a história usando o livro como suporte e as crianças recontaram para os colegas. O reconto possibilita desenvolver a linguagem oral, a ampliação do vocabulário e a percepção da seqüência ao reconstruir mentalmente as partes da história.
Depois exploramos a percepção sonora das palavras e brincamos com as rimas e todos fizeram a ilustração da mesma.
            Além disso, os alunos realizaram atividades com corpo e movimento desenvolvendo os conceitos de dentro/fora, com objetivo de desenvolver habilidades corporais e a orientação espaço-temporal, aprender sobre o próprio corpo e conhecer novos movimentos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário