Fantasia

Fantasia

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aprender brincando


                As atividades aqui registradas foram realizadas com a turma 22, tendo como objetivos gerais (extraídos das Orientações Curriculares para a Educação Infantil, SME/RJ):
  • ·         Estabelecer algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, como as relações espaciais;
  • ·         Explorar as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
  • ·         Utilizar as linguagens oral, escrita, plásticas junto à linguagem matemática;
  • ·         Investigar as situações matemáticas novas, investigando os conhecimentos prévios das crianças com vistas à resolução de problemas.

Com as brincadeiras propostas, ainda de acordo com o documento citado, buscamos desenvolver as habilidades “experimentar elementos espaciais, representar as posições dos coleguinhas e objetos, utilizando vocabulário pertinente e ainda identificar pontos de referências para situar-se no espaço.”
Atividades realizadas:
·         Embaixo/Em cima: Utilizamos o edredom onde as crianças se posicionaram em cima e embaixo do mesmo.

·         Grande/pequeno: Utilizamos dois ursos de tamanhos distintos para fazer a brincadeira. Para que os opostos (grande e pequeno) ficassem bem evidenciados, escolhemos o maior e a menor aluna da turma.
·         Cheio/Vazio: Utilizamos dois baldinhos, um repleto de lápis de cor e outro vazio.
Na sequência uma criança disse:
_ Podemos ficar em cima da cadeira, não é?
Fizemos a imagem com uma coleguinha sentada em cima da mesma. Neste caso, por que não ficar também embaixo da cadeira? Foi muito divertido!

·         Dentro/Fora: Foi o momento mais legal! Todos entraram em um “túnel mágico” e perguntavam:
_ Quem está aí?
Então quem estava dentro respondia e saía.

·         Perto/Longe: Com auxílio de uma caixa estabelecemos relações de proximidade e distância entre duas alunas.
·         Triste/Feliz: As crianças fizeram expressões faciais que caracterizavam as duas situações e conversamos sobre momentos em que ficam tristes e felizes.

·         Direita/Esquerda: Usamos duas placas de E.V.A. com as letras iniciais das palavras direita e esquerda. As crianças sinalizaram as localizações e dançamos músicas relacionadas ao tema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário