As
atividades aqui registradas foram realizadas com a turma 22, tendo como
objetivos gerais (extraídos das Orientações Curriculares para a Educação
Infantil, SME/RJ):
- · Estabelecer algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, como as relações espaciais;
- · Explorar as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- · Utilizar as linguagens oral, escrita, plásticas junto à linguagem matemática;
- · Investigar as situações matemáticas novas, investigando os conhecimentos prévios das crianças com vistas à resolução de problemas.
Com as brincadeiras propostas, ainda de acordo com o documento citado, buscamos
desenvolver as habilidades “experimentar elementos espaciais, representar as
posições dos coleguinhas e objetos, utilizando vocabulário pertinente e ainda
identificar pontos de referências para situar-se no espaço.”
Atividades realizadas:
·
Embaixo/Em cima: Utilizamos o edredom onde as
crianças se posicionaram em cima e embaixo do mesmo.
·
Grande/pequeno: Utilizamos dois ursos de
tamanhos distintos para fazer a brincadeira. Para que os opostos (grande e
pequeno) ficassem bem evidenciados, escolhemos o maior e a menor aluna da
turma.
·
Cheio/Vazio: Utilizamos dois baldinhos, um
repleto de lápis de cor e outro vazio.
Na sequência uma criança disse:
_ Podemos ficar em cima da cadeira, não é?
Fizemos a imagem com uma coleguinha sentada em cima da
mesma. Neste caso, por que não ficar também embaixo da cadeira?
Foi muito divertido!
·
Dentro/Fora: Foi o momento mais legal! Todos entraram
em um “túnel mágico” e perguntavam:
_ Quem está aí?
Então quem estava dentro respondia e saía.
·
Perto/Longe: Com auxílio de uma caixa
estabelecemos relações de proximidade e distância entre duas alunas.
·
Triste/Feliz: As crianças fizeram expressões faciais
que caracterizavam as duas situações e conversamos sobre momentos em que ficam
tristes e felizes.
·
Direita/Esquerda: Usamos duas placas de E.V.A.
com as letras iniciais das palavras direita e esquerda. As crianças sinalizaram
as localizações e dançamos músicas relacionadas ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário