Fantasia

Fantasia

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Uso das tecnologias na Educação Infantil

A prática pedagógica é um exercício constante de busca do desenvolvimento pleno e da criatividade. E na Educação Infantil essa busca deve ser incessante, pois como disse Jean Piaget: “A infância é o tempo de maior criatividade na vida do ser humano”, por isso entendemos que devemos buscar melhores estratégias e recursos mais adequados para estimularmos nossas crianças. Isso justifica o uso das tecnologias disponíveis em nossa Unidade Escolar.
É encantador descobrir saberes e competências através das carinhas e olhinhos cheios de curiosidades diante de jogos pedagógicos oferecidos com o computador, ver seus dedinhos ágeis teclando e encontrando as respostas para os desafios e indagações. Propor essas experiências nos dá grande prazer e assim caminhamos dando os primeiros passos na promoção do desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a formação do cidadão do século XXI.
Utilizamos os recursos do computador com a plataforma Educopédia e outros, e exploramos diferentes procedimentos para a construção do conhecimento pelas crianças, agregando seus interesses e necessidades. Com o entusiasmo que demonstram na interação com os colegas, o conhecimento e os diferentes materiais planejamos situações de aprendizagem que contemplam diferentes habilidades (extraídas das Orientações Curriculares para a Educação Infantil SME/RJ) tais como: Expressar claramente pensamentos e ideias utilizando as diferentes linguagens; utilizar a contagem, explicitando quantidade, tempo e espaço em jogos; explorar e identificar as propriedades geométricas de objetos e figuras; descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência; compreender instruções simples a partir de uma referência espacial e temporal; comparar características e singularidades das pessoas, objetos/acontecimentos e fenômenos; construir objetos variados; observar transformações; etc.

Vejam alguns registros destas vivências com as nossas crianças da turma 23:






Nenhum comentário:

Postar um comentário