Fantasia

Fantasia

terça-feira, 7 de julho de 2015

Família


A turminha 33 do Maternal II conheceu a música: “Família” (Titãs). Como a família é o primeiro grupo social da qual a criança faz parte, aproveitamos então a oportunidade para trabalhar os diferentes tipos de família que encontramos em nossa sociedade.

Através da Contação da história com palitoches dos três porquinhos, as crianças conheceram uma família onde vivem três irmãos. Após a história, as crianças puderam observar e sentir diferentes texturas no tapete sensorial e também trabalhamos as cores, tamanho e contagem dos porquinhos.


Cada criança desenhou em seu portfólio a sua família e várias questões importantes foram observadas e anotadas. As crianças puderam conhecer as vogais “A” e “I” da palavra “FAMÍLIA” e colaram papéis picados por elas para exposição em sala.



Realizamos a dobradura da casa, trabalhamos a linguagem oral onde as crianças falavam o que encontramos em cada cômodo da casa para a confecção de cartaz coletivo. Sabendo da importância do lúdico e da brincadeira de faz de conta na primeira infância, as crianças brincaram de “casinha”, de “família” e “mercadinho”, atividades que foram bem enriquecedoras e divertidas.



 Aproveitamos também uma parte da música que cita os animais “cachorro, gato, galinha” e utilizamos para trabalhar os animais domésticos, onde as crianças falaram os que possuíam em casa, realizamos dobradura do gato e brincamos com a cantiga de roda “Não atire o pau no gato”.
E o que não poderia ficar de fora, foi a importante presença da família na escola, onde os responsáveis compareceram para um dia diferente com a criança, participaram de uma atividade envolvendo corpo e movimento e de uma dinâmica para desenhar as pessoas que moram com a criança. Após este momento, todos expuseram suas opiniões a respeito da importância da parceria da escola e a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário