Fantasia

Fantasia

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ser diferente é normal




Gilberto Gil
Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí? Que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí? Que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente
Ser diferente é normal


  A turma 32 adorou conhecer a música “Ser diferente é normal”, de Gilberto Gil. A nossa proposta foi de trabalhar com elementos das próprias crianças para conversamos sobre as diferenças. Fizemos a apreciação da música, dança livre, roda de conversa, cantinho da música com instrumentos musicais e atividades coletivas.


          Trabalhamos com as características das próprias crianças como peso, altura, preferências... Fizemos a contação de histórias sobre o tema, como, por exemplo, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. A turminha adorou! Fizemos uma experiência para nosso cantinho da curiosidade. Misturamos as diferentes cores e observamos o resultado disso: novas cores.

            Conversamos sobre os direitos da criança e montamos um cartaz coletivo: Toda criança tem direito a... Alimentação (recorte de alimentos preferidos se encarte de supermercado); Educação (colagem de fotos das próprias crianças em atividades na escola); Moradia (montagem de uma casa usando figuras geométricas) e Brincar (registro das brincadeiras preferidas). 



 
 Fizemos o registro do peso e da altura de cada criança em cartaz coletivo. Eles amaram esse momento. 





Para encerrar fizemos um dia da beleza: as crianças levaram suas roupas preferidas, depois do banho se arrumaram, escolheram um penteado. Todos saíram mais lindos! Ainda fizemos um desfile e valorizamos cada criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário