O cotidiano pedagógico das turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental
em nossa Unidade Escolar envolve atividades criteriosas visando desenvolver as
habilidades de leitura e escrita, além do raciocínio lógico-matemático, com o
letramento e a alfabetização
abordando os seus usos e funções sociais, através de leituras e escritas
diárias em sala de aula.
Nosso
trabalho é pautado no projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa
melodia”, em que as músicas são portadores textuais iniciais para desenvolver e
ampliar os diferentes gêneros textuais utilizados no processo de alfabetização.
O
trabalho com o caderno pedagógico, disponibilizado bimestralmente pela nossa
rede municipal de ensino, oferece aos nossos alunos possibilidades variadas de contemplar
e articular o currículo deste grupamento.
Trabalhando
com o caderno pedagógico de forma lúdica, em que as crianças podem brincar com
as palavras e sua formação, a turma 1101 ao realizar as atividades 16, 17, 18,
19, 20, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 do Caderno Pedagógico do 1º bimestre, abordou
os seguintes temas:
- Observação e manuseio de textos a partir de suportes diferentes
- Utilização de seu conhecimento prévio
- Dedução e descoberta de informações
- Realizar indagações sobre o texto
- Sistematizar atividades de consciência fonológica, com rimas e aliteração
Buscamos
ampliar as atividades propostas utilizando as placas alfabéticas para destacar
o nome dos animais do texto “História em três atos”, observando a ausência de
letras e se divertindo muito na troca de letras da leitura coletiva. (gato,
rato, pato).
Nossas
crianças desenharam, registraram, leram e fizeram as atividades com muita
empolgação. Rapidamente perceberam que podemos formar outras palavrinhas trocando
apenas a letra inicial (Mato, Lato, Tato, Bato, Cato, Fato).
Neste
processo de aprendizagem, de maneira lúdica trabalhamos com os fonemas,
desenvolvendo a consciência das palavras e sílabas, contribuindo para tornar
nossos alunos leitores e escritores.
Veja que lindo o vídeo do aluno Arthur Luiz de Souza Abel lendo a 1ª parte da história.
Que bacana!! O Arthur foi meu aluno no M II.
ResponderExcluirDanielle, o Arthur é fruto do bom trabalho desempenhado por você e toda a equipe da escola. Parabéns a todos pela dedicação e competência!
Excluir