Fantasia

Fantasia

terça-feira, 10 de junho de 2014

Aquarela


          O trabalho com a música em sala de aula é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre. As músicas que trabalhamos em sala variam desde regionais, infantis, MPB entre outras.               
     
        Tentamos contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música. Neste mês desenvolvemos atividades com a música Aquarela do Toquinho. Sendo assim apresentamos aqui algumas atividades desenvolvidas com a turma 21 pela professora Elaine:

·       Apresentação da música e do cantor através de um vídeo;
·       Pintura do Sol amarelo utilizando o carimbo das mãos;
·       Pintura da ilustração da música Aquarela;
·       Exploração da vogal A, onde as crianças procuraram em revistas a vogal e depois colaram no cartaz coletivo com a vogal A destacada;
·       Pintura a dedo;
·       Confecção da caixa das cores;
·       Dobradura do barco para confecção de um cartaz coletivo. Cada criança pintou seu barco e colou o nome identificando a letra inicial.


      Estas foram algumas das diversas atividades planejadas na qual foi possível englobar todas as áreas do conhecimento permitindo múltiplas abordagens interdisciplinares beneficiando o processo educacional como um todo.





quinta-feira, 29 de maio de 2014

Alfabeto móvel


Realizamos esta atividade com a turma 1101, de 1º Ano do Ensino Fundamental.
Previamente, enviamos para casa uma lista com palavras trabalhadas em sala de aula durante a semana, para que as crianças pudessem desenvolver a leitura.
Durante a aula, foi criado um banco de palavras que foi registrado no quadro, seguido de leitura coletiva.
Cada criança recebeu o seu saquinho com o alfabeto móvel.
Após ouvirem a palavra ditada, registravam com o alfabeto móvel, conferiam com o banco de palavras e só então registravam no caderno.

A atividade foi bastante enriquecedora, pois o uso do alfabeto móvel proporcionou aos alunos uma melhor visualização do processo de formação de palavras, além de fazer com que se sentissem seguros e confiantes, já que em caso de erro no registro, não necessitaram apagar a palavra, mas acrescentar, retirar ou trocar as letras.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pipoca

                   A turma 11 trabalhou com muita alegria o projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia” no 1º bimestre.

“Coisa gostosa tem nome: PIPOCA”

          As crianças participaram com entusiasmo do preparo da pipoca e ficaram empolgados vendo as pipocas estourar. Após a degustação, confeccionaram um cartaz com a palavra “pipoca”, onde todos apontavam as letrinhas. Eles registraram a palavra, montaram e contaram o número de letras que a forma. Aproveitando o eixo foi utilizada a música ¨Todas as coisas tem nomes¨ de Toquinho, que foi colocada para que todos ouvissem e cantassem.

               No final virou uma festa! Que delícia!



terça-feira, 13 de maio de 2014

Coisas gostosas tem nome


Na turma 12, realizamos várias atividades com a música “Gente tem sobrenome”, de Toquinho. Vamos mostrar aqui o trabalho desenvolvido a partir do trecho da canção: “coisas gostosas tem nome: bolo, mingau e pudim.”

Através deste trecho da canção desenvolvemos várias atividades como: registro coletivo do que as crianças da turma 12 mais gostam de comer, explorando o tipo textual “lista” com itens enumerados, fizemos também o desenho desses alimentos apreciados pela turminha, registramos em blocão a receita do doce que mais apareceu na lista de preferências das crianças: o brigadeiro, explorando assim mais um tipo textual, a “receita”.


Colocamos em prática a execução da receita e depois das mãos higienizadas e do avental para proteção da roupa, literalmente “botamos a mão na massa”. Foi muito divertido e gostoso, as crianças adoraram.





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ratinho tomando banho


          Através da música “Ratinho tomando banho”, mostraremos aqui uma das atividades realizadas com as nossas crianças, em que exploramos esquema corporal, higiene e saúde, entre outros aspectos. Veja o vídeo com a música:

         
        A turma 13 aprendeu se divertindo ao produzir coletivamente o cartaz - Limpando meu corpinho, pois contemplamos a construção do corpo a partir do desenho do contorno do corpo de uma coleguinha, além de percebermos a importância de praticarmos os hábitos de higiene.
          
          As crianças fizeram colagens de embalagens, rótulos e gravuras de objetos utilizados na higiene pessoal, identificando as partes do corpo em que são utilizados cada tipo de produto.

          O desenho dos detalhes do rostinho e colagem dos cabelos também foram feitos pelas crianças.


        Após o término do cartaz, as crianças votaram e escolheram o nome "Maria Sofia" para a menina. Assim inserimos ao nosso projeto os interesses voltados para identidade, registro do nome, bem como cidadania e cuidados pessoais.







quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gente tem sobrenome



          Iniciamos o trabalho na turma 14, com a música "Gente tem sobrenome", de Toquinho, apoiada pela música "Anna Júlia", do grupo Los Hermanos. Apresentamos o registro de duas atividades realizadas em que abordamos os temas: identidade, corpo humano, gostos e preferências. Conheça as músicas:






Primeira atividade:
     Realizamos uma atividade com todo grupo, onde duas crianças deitaram sobre folhas de papel e os demais amigos contornaram o corpinho, criando dois bonecos, um menino e uma menina. 
     Eles perceberam as partes do corpo, usaram a criatividade para decorar a roupa e os calçados e deram à menina o nome de Anna Júlia. 
     Quanto ao nome do menino, disseram:
     _ Esse é o menino que gosta da Anna Júlia, na música ele não tem nome, tia!
     As crianças amaram realizar essa atividade, interagiram e deram opinião. 
     Foi um momento importante para todos.




Segunda atividade:
    Esta atividade foi relacionada também à música “Gente tem sobrenome”, muito especialmente ao verso “coisas gostosas têm nome”.
    Apresentamos às crianças massas de dois tipos de doces, em que enrolaram, confeitaram e experimentaram. Foi um momento muito criativo, onde exploramos habilidades, gostos e interesses. Foi uma atividade deliciosa.



terça-feira, 15 de abril de 2014

Cantinho da natureza


Pensando que as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações de nosso mundo, brincando com as crianças da turma 15 resolvemos criar e cuidar de uma horta dentro da nossa sala de aula. Para isso, aproveitamos garrafas pet e um suporte de computador que se encontrava em nossa sala vazio, devido a furtos que sofremos.
Assim, brincamos de agricultores e a partir da música “Alecrim dourado” cantamos, listamos o que deveríamos plantar e colocamos as mãos na massa, ou melhor, na terra.
Recortamos garrafas pet e pintamos, foi uma festa plantar as sementes e mudinhas de plantas.
Neste trabalho, favorecemos as descobertas e observamos as características das plantas desde o início, além de sensibilizarmos as crianças para o cuidado e o cultivo de uma horta de sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais, despertando a curiosidade de nossos pequenos e oportunizando a aprendizagem do cultivo de plantas para a alimentação.
Com o passar do tempo, podemos acompanhar, explorar e observar o ciclo natural deste ser vivo, encorajando e desafiando as crianças como protagonistas de suas aprendizagens.





segunda-feira, 14 de abril de 2014

Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia


          No início do ano letivo, realizamos com nossos educadores encontros para refletir, organizar e sistematizar nosso plano de trabalho para 2014.

        Nossos momentos pedagógicos envolveram leituras diversas, vídeos, dinâmicas, trocas de experiências, estudos e registros, pesquisas na internet, em livros, Cd’s e DVD’s.

   Analisamos a importância das artes na Educação Infantil, conversamos sobre as nossas vivências com as artes na escola, como estudantes e como educadores, lembramos as consideradas sete artes, que são: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura e Cinema, percebemos como a música tem um papel crucial em nosso cotidiano, estudamos os documentos oficiais que referenciam as políticas públicas de Educação Infantil, assistimos ao vídeo “Música na Educação Infantil”, entendemos a relação da música com as outras artes e as demais áreas de conhecimento e sua importância no currículo da Educação Infantil, conversamos sobre a relação entre a mídia e o gosto e vivências musicais escolares, compartilhamos as possibilidades como educadores de apresentarmos músicas variadas ampliando o repertório conhecido pelas nossas crianças, entre outras práticas de estudos.


                Definimos nosso projeto pedagógico “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, que tem como eixo principal a Música. Este projeto surge com a perspectiva de valorizar a música e as artes no nosso cotidiano escolar e ampliar nossas práticas contemplando e refletindo sobre aspectos como espontaneidade, criatividade, imaginação, contemplação do belo, sensibilidade, inspiração, individualidade e coletividade, movimento, talento, habilidades, cultura, representação, relacionado com as diferentes áreas de conhecimento.







segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Criarvore


A turma EI 12 realizou uma atividade de plantio de sementes, referente ao Projeto “Criarvore”, que a nossa escola participa.
“O Projeto Criarvore realizado em parceira com o Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) da cidade do Rio de Janeiro, consiste na distribuição de sementes de árvores nativas da mata atlântica, para produção de mudas pelos alunos e professores. Cada escola ou professor, inscrito no projeto recebe um kit contendo as sementes e o manual que ensina passo-a-passo das etapas. O objetivo principal é conectar a rede municipal de ensino ao processo de desenvolvimento de uma árvore, de modo que os alunos presenciem a germinação e o desenvolvimento das sementes até a sua plenitude. Com este projeto os professores podem oferecer às crianças atividades interdisciplinares, mostrando a relevância da valorização das árvores, além de torna-los um agente responsável pela criação e transformação da sua realidade, crescendo junto com as sementes plantadas, ao acompanhar o desenvolvimento das mesmas.”
Iniciamos com a exposição do vídeo Charlie e Lola, em que Lola plantava uma sementinha e neste período as crianças puderam observar as várias etapas do plantio, os utensílios necessários e a ansiedade da personagem para ver sua plantinha nascendo.
As crianças também participaram de rodinhas de conversa onde foi abordado como tema: o “ciclo de vida das plantas” em comparação ao “ciclo de vida animal”.
Depois de inserida no contexto, a turma se reuniu na área externa da escola para observar e fazer anotações das plantas existentes neste espaço como: tamanho, idade aproximada, quantidade de espécies etc.
Colocamos então a “mão na massa”, plantamos nossas sementes de “orelha de macaco”, umedecemos a terra e colocamos no jardim de inverno do refeitório.
Pesquisamos sobre a planta e durante o passar das semanas as crianças cuidaram das sementes e observaram ansiosas, na tentativa de acelerar o processo do nascimento, fizeram vários questionamentos como “vamos colocar mais água?”, “vamos mudá-la de lugar?”, “será que aqui bate sol?”

Até que brotou a primeira folhinha, a alegria foi geral e toda a ansiedade recompensada. Agora seguimos acompanhando o seu crescimento.




quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chocolate


As crianças da turma 11, de Pré-Escola 2 conheceram o livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, de Ruth Rocha.

Trata-se da história de Vivinho que é um coelho normal, tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho de páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão? 

Esta história, dentre outras da autora da série “Vou te contar” mostra situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia, como a de Vivinho, um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe a profissão de cozinheiro.

As crianças leram o livro junto com a professora e debateram sobre a história e as profissões. Assim como o coelhinho, eles expressaram seus desejos como futuros profissionais. Registramos em uma lista e eles desenharam suas vontades.

Dramatizaram a história, recontaram e a professora anotou suas falas no blocão da sala.

Em seguida, as crianças se vestiram como pequenos cozinheiros e juntos fizeram brigadeiros e cajuzinhos deliciosos. De forma divertida e descontraída, utilizaram os conceitos matemáticos para somar os doces feitos e dividir entre os coleguinhas. Degustaram os docinhos e após a comilança escovaram os dentinhos.

Organizamos uma coreografia com a música “É de chocolate!”, dançamos para os amiguinhos da escola e depois assistimos o vídeo com as fotos das nossas vivências. A turma gostou muito!