Fantasia

Fantasia

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Portfólio


A turma 34 se encantou com o projeto ¨Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia¨. Com a música Aquarela de Toquinho, as crianças participaram com alegria e satisfação e viajaram no mundo da fantasia e imaginação. Através dos versos da música elas pintaram a aquarela, o sol, os pingos de chuva, montaram um castelo, cantaram e dançaram. Trabalhamos as cores, as formas geométricas, contagem, ampliação do vocabulário, além da coordenação motora e socialização. Foi lindo e inesquecível, as crianças adoraram.
De acordo com a orientação prevista no caderno “A avaliação na Educação Infantil”, produzido pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, registramos no portfólio algumas das atividades realizadas. “O portfólio é organizado pela nossa escola no caderno enviado pela rede municipal de educação, concentra trabalhos individuais e coletivos, interativos, possibilitando avaliar a criança em seu processo de construção do conhecimento de maneira dinâmica, formativa e orientadora, podendo ser acompanhada pelos responsáveis, comunidade e equipe pedagógica.”
Acesse aqui o documento:


Ainda no caderno acima citado, Catarina Moro, descreve possibilidades utilizando o portfólio e pontua que: “No portfólio, o processo de documentação, longe de configurar-se como simples recolha ou arquivamento dos materiais, das observações, configura-se como um processo ativo intencional, compartilhado e produtor de conhecimento. O portfólio de avaliação possui uma natureza interativa, que possibilita aos professores e às crianças interagirem e colaborarem no sentido de potencializar e melhor usufruir das práticas educativas.”





quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pela luz dos olhos teus


     Ao trabalhar a música “Pela luz dos olhos teus”, a turma 35 explorou os cinco sentidos.
      Conheça a música aqui:



     No sentido da visão foi confeccionado um cartaz com as cores do arco-íris utilizando as mãozinhas onde foi explicado que com os olhos podemos ver tudo ao nosso redor. As crianças relataram que com os olhos podemos ver a rua, a mamãe, o mar, as flores, o desenho e os brinquedos.



     No sentido da audição, através da utilização do computador foram apresentados diversos sons dentre eles de animais, de veículos, da natureza, dos humanos e outros, no qual as crianças descobriram todos com muito entusiasmo.


     No sentido olfato, trouxemos para sala alguns odores no qual as crianças disseram se eram bons ou ruins. As crianças disseram quais os cheirinhos que eles gostavam de sentir e o de comida foi o vencedor.


     No sentido do tato, as crianças sentiram vários tipos de texturas entre áspero, liso, macio, mole e duro. Na brincadeira de cabra-cega eles tinham que adivinhar quem era o coleguinha em que estavam tocando.




     No sentido do paladar, trouxe para sala de aula os sabores: doce (goiabada), salgado (queijo) e azedo (limão) para que eles degustassem e foi confeccionado um cartaz com um gráfico com as preferências deles. Fizeram caras e bocas para o limão.






terça-feira, 26 de agosto de 2014

Com os olhos podemos ver...

Com a música "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes, na turma 33, das educadoras Danielle de Souza, Selmita e Andreia Alcantara, dançamos livremente com fitas. Cada criança recebeu uma fita pendurada no palitinho de picolé e foi estimulada a dançar no ritmo da música. A partir desta linda canção trabalhamos com a temática: com os olhos podermos ver as coisas! Esse tema embalou nossas rodinhas de conversa, pois falamos sobre tudo que a gente pode ver e contemplar com nossos olhos. Conversamos também sobre as pessoas que por algum motivo não podem enxergar. A música fala de amor, de afeto e exploramos também isso: a importância de ser amigo, de tratar a todos com respeito. Fizemos uma brincadeira com os olhos vendados: cada um tinha que adivinhar o colega apenas com o toque. Foi bem divertido!
Explorando a visão, apreciamos diversas obras de arte de pintores renomados como Paul Cézane, Lourdes de Deus, Pieter Bruegel, Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Tarsila do Amaral, entre outros. Falamos sobre as cores, quantidades representadas. Depois cada um falou a obra de que mais gostou. Fizemos uma exposição das pinturas na sala. Foram treze reproduções expostas no varal. Fizemos também uma experiência de misturar as cores. Foi bem divertido!
Conhecemos sobre a vida de Tarsila do Amaral e fizemos apreciação de três obras dela. A turminha fez a releitura de Abaporu, registramos em cartaz a fala das crianças sobre seu olhar ao ver o quadro. Depois elas coloriram um Abaporu ampliado. Em seguida todos viraram artistas! Cada um pintou sua obra de arte no portfólio.