Fantasia

Fantasia

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Com os olhos podemos ver...

Com a música "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes, na turma 33, das educadoras Danielle de Souza, Selmita e Andreia Alcantara, dançamos livremente com fitas. Cada criança recebeu uma fita pendurada no palitinho de picolé e foi estimulada a dançar no ritmo da música. A partir desta linda canção trabalhamos com a temática: com os olhos podermos ver as coisas! Esse tema embalou nossas rodinhas de conversa, pois falamos sobre tudo que a gente pode ver e contemplar com nossos olhos. Conversamos também sobre as pessoas que por algum motivo não podem enxergar. A música fala de amor, de afeto e exploramos também isso: a importância de ser amigo, de tratar a todos com respeito. Fizemos uma brincadeira com os olhos vendados: cada um tinha que adivinhar o colega apenas com o toque. Foi bem divertido!
Explorando a visão, apreciamos diversas obras de arte de pintores renomados como Paul Cézane, Lourdes de Deus, Pieter Bruegel, Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Tarsila do Amaral, entre outros. Falamos sobre as cores, quantidades representadas. Depois cada um falou a obra de que mais gostou. Fizemos uma exposição das pinturas na sala. Foram treze reproduções expostas no varal. Fizemos também uma experiência de misturar as cores. Foi bem divertido!
Conhecemos sobre a vida de Tarsila do Amaral e fizemos apreciação de três obras dela. A turminha fez a releitura de Abaporu, registramos em cartaz a fala das crianças sobre seu olhar ao ver o quadro. Depois elas coloriram um Abaporu ampliado. Em seguida todos viraram artistas! Cada um pintou sua obra de arte no portfólio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário