Fantasia

Fantasia

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Portfólio


A turma 34 se encantou com o projeto ¨Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia¨. Com a música Aquarela de Toquinho, as crianças participaram com alegria e satisfação e viajaram no mundo da fantasia e imaginação. Através dos versos da música elas pintaram a aquarela, o sol, os pingos de chuva, montaram um castelo, cantaram e dançaram. Trabalhamos as cores, as formas geométricas, contagem, ampliação do vocabulário, além da coordenação motora e socialização. Foi lindo e inesquecível, as crianças adoraram.
De acordo com a orientação prevista no caderno “A avaliação na Educação Infantil”, produzido pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, registramos no portfólio algumas das atividades realizadas. “O portfólio é organizado pela nossa escola no caderno enviado pela rede municipal de educação, concentra trabalhos individuais e coletivos, interativos, possibilitando avaliar a criança em seu processo de construção do conhecimento de maneira dinâmica, formativa e orientadora, podendo ser acompanhada pelos responsáveis, comunidade e equipe pedagógica.”
Acesse aqui o documento:


Ainda no caderno acima citado, Catarina Moro, descreve possibilidades utilizando o portfólio e pontua que: “No portfólio, o processo de documentação, longe de configurar-se como simples recolha ou arquivamento dos materiais, das observações, configura-se como um processo ativo intencional, compartilhado e produtor de conhecimento. O portfólio de avaliação possui uma natureza interativa, que possibilita aos professores e às crianças interagirem e colaborarem no sentido de potencializar e melhor usufruir das práticas educativas.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário