Fantasia

Fantasia

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ser diferente é normal




Gilberto Gil
Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí? Que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí? Que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente
Ser diferente é normal


  A turma 32 adorou conhecer a música “Ser diferente é normal”, de Gilberto Gil. A nossa proposta foi de trabalhar com elementos das próprias crianças para conversamos sobre as diferenças. Fizemos a apreciação da música, dança livre, roda de conversa, cantinho da música com instrumentos musicais e atividades coletivas.


          Trabalhamos com as características das próprias crianças como peso, altura, preferências... Fizemos a contação de histórias sobre o tema, como, por exemplo, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. A turminha adorou! Fizemos uma experiência para nosso cantinho da curiosidade. Misturamos as diferentes cores e observamos o resultado disso: novas cores.

            Conversamos sobre os direitos da criança e montamos um cartaz coletivo: Toda criança tem direito a... Alimentação (recorte de alimentos preferidos se encarte de supermercado); Educação (colagem de fotos das próprias crianças em atividades na escola); Moradia (montagem de uma casa usando figuras geométricas) e Brincar (registro das brincadeiras preferidas). 



 
 Fizemos o registro do peso e da altura de cada criança em cartaz coletivo. Eles amaram esse momento. 





Para encerrar fizemos um dia da beleza: as crianças levaram suas roupas preferidas, depois do banho se arrumaram, escolheram um penteado. Todos saíram mais lindos! Ainda fizemos um desfile e valorizamos cada criança.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

O pato

Foi apresentada a turma 42 do maternal I de 2 anos, a música "O Pato" de Vinícius de Moraes, que é uma das músicas integrantes do Projeto "Musicarte: Construindo o futuro, essa é a nossa melodia".        
Através da música foram trabalhados temas como animais com penas, a cor amarela, os sons das aves, destacando o som do pato, contagem oral, entre outros. Após a apresentação e registro da música, foram propostas atividades variadas visando ampliar o vocabulário das crianças, estabelecer algumas noções matemáticas, além de explorar e manusear diversos materiais.
Dentre as atividades propostas, podemos destacar: grafismo do pato, pintura e confecção de pato de sucata com caixa de papelão (que posteriormente foi utilizado para brincar de acertar a bola no pato, trabalhando a coordenação motora ampla), confecção de boliche de garrafa pet, enfatizando a experiência de misturar água e tinha guache, modelagem, produção e decoração de máscara de pato, para brincadeira de faz de conta, além de outras brincadeiras explorando o corpo e seus movimentos, ao som da música proposta.
Todas as atividades foram planejadas visando o desenvolvimento das crianças de maneira prazerosa, proporcionando a integração do grupo, aguçando a curiosidade e o gosto por aprender coisas novas, sempre buscando alcançar os objetivos propostos pela Rede Municipal de Ensino do RJ.




segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dancing Days



          "Abra suas asas, solte suas feras..."
          A turma 22, de Pré Escola I de 4 anos  trabalhou a canção "Dancing Days", composta por Nelson Motta e gravada pelo grupo As Frenéticas. As crianças gostaram muito.
          Ouviram, cantaram, dançaram e desenvolvemos várias atividades com  a música. 
        Realizamos o registro da letra da música no blocão, em que  trabalhamos a oralidade, identificação da vogal A, reconhecimento de palavras chaves e de palavras que rimam, registro escrito de palavras como a criação de lista dos itens da festa e de animais que voam, confecção de máscaras de feras com materiais descartáveis, brincadeiras com enfeites e adereços, retrato do esquema corporal com uso de artes variadas como desenho, recorte e colagem, dança e expressão corporal, imitação de animais, brincadeiras cantadas como "A caveira", de Bia Bedran, pesquisa de animais selvagens e animais com asas, criação de ritmos com partes do corpo, tudo contextualizado com a música.
          A turma interagiu com entusiasmo e se mostrou muito participativa com essa prática pedagógica, pois a música desperta o interesse e representa grande importância no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.  Dessa forma nossos pequenos possuem uma aprendizagem significativa e prazerosa.
         





Preparamos uma coreografia com esta música e apresentamos na U.E.xpondo da nossa escola, que contou com a presença de todas as turmas da escola e seus responsáveis. Assista o vídeo abaixo.
 


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ratinho tomando banho


Através da música "Ratinho tomando  banho" realizamos diversas atividades com a turma 12, de Pré Escola 5 anos,  enfatizando e promovendo conhecimento de letras, palavras e numerais. 
As crianças assistiram com atenção e interesse o vídeo com a música.



Algumas ações desenvolvidas: registro da letra da música, destaque e reconhecimento de algumas palavras, respostas às perguntas feitas pela professora sobre a canção lida, identificar a direção da leitura e da escrita (da esquerda para a direita, de cima para baixo), segurar o lápis e o papel adequadamente para registrar desenhos, letras, palavras e números, identificação do número de letras de palavras, identificação de letras pelo nome, identificação de palavras que começam com a mesma letra e sílaba, comparação de palavras, escrita espontânea e por ditado de palavras da música, etc.









Ao final destas atividades, reunimos todos os registros feitos pelas crianças e montamos um lindo cartaz!


Realizamos também a pintura de ratinhos em que organizamos, colamos, enfeitamos e montamos um lindo tapetinho que foi colocado no banheiro interativo preparado pelo grupamento da Pré Escola II e exposto na UExpondo.





terça-feira, 9 de junho de 2015

Caderno Pedagógico

         O cotidiano pedagógico das turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental em nossa Unidade Escolar envolve atividades criteriosas visando desenvolver as habilidades de leitura e escrita, além do raciocínio lógico-matemático, com o letramento e a alfabetização     abordando os seus usos e funções sociais, através de leituras e escritas diárias em sala de aula.
Nosso trabalho é pautado no projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, em que as músicas são portadores textuais iniciais para desenvolver e ampliar os diferentes gêneros textuais utilizados no processo de alfabetização.
O trabalho com o caderno pedagógico, disponibilizado bimestralmente pela nossa rede municipal de ensino, oferece aos nossos alunos possibilidades variadas de contemplar e articular o currículo deste grupamento.
Trabalhando com o caderno pedagógico de forma lúdica, em que as crianças podem brincar com as palavras e sua formação, a turma 1101 ao realizar as atividades 16, 17, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 do Caderno Pedagógico do 1º bimestre, abordou os seguintes temas:

  • Observação e manuseio de textos a partir de suportes diferentes
  • Utilização de seu conhecimento prévio
  • Dedução e descoberta de informações
  • Realizar indagações sobre o texto
  • Sistematizar atividades de consciência fonológica, com rimas e aliteração 

Buscamos ampliar as atividades propostas utilizando as placas alfabéticas para destacar o nome dos animais do texto “História em três atos”, observando a ausência de letras e se divertindo muito na troca de letras da leitura coletiva. (gato, rato, pato).
Nossas crianças desenharam, registraram, leram e fizeram as atividades com muita empolgação. Rapidamente perceberam que podemos formar outras palavrinhas trocando apenas a letra inicial (Mato, Lato, Tato, Bato, Cato, Fato).
Neste processo de aprendizagem, de maneira lúdica trabalhamos com os fonemas, desenvolvendo a consciência das palavras e sílabas, contribuindo para tornar nossos alunos leitores e escritores.







           Veja que lindo o vídeo do aluno Arthur Luiz de Souza Abel lendo a 1ª parte da história.



Clique no link para acessar o Caderno Pedagógico citado: