Fantasia

Fantasia

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O pato


Trabalhamos com a turma 43 de Maternal I a música: "O Pato" de Vinícius de Moraes. Desta forma, abordamos com as crianças conceitos matemáticos, como a cor amarela, figuras geométricas e realizamos a contagem dos patinhos com tampinhas de garrafas pet. Construímos também com materiais reciclados o rostinho dos patos e cada criança atribuiu um nome para o seu. Brincamos de modelagem, onde patinhos foram feitos pelas crianças com as forminhas. E não poderia ficar de fora, a brincadeira mais esperada: A caça ao patinho! As crianças ficaram do lado de fora da sala enquanto escondíamos o pato. Ganhava a brincadeira quem o achasse mais depressa.
As atividades foram bem enriquecedoras, pois além de proporcionar uma boa interação e alegria entre o grupo, auxiliou na ampliação do vocabulário das crianças, o que é bastante significativo para a faixa etária. 

Veja aqui a música e algumas fotos: 







quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nossos momentos


Turma ­42
Educadores Lidia, Cintia Araujo, Mariza, Andrea Espindola e Celia
       O nosso projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia” está sendo trabalhado por meio das relações e interações baseando-se nos princípios de atender aos interesses dos alunos. Nosso grupamento de Maternal I é composto por crianças novas na Unidade Escolar, que estão na faixa etária de 2 anos. Ainda temos alguns que fazem uso de fraldas e necessitam de estímulos constantes para o desenvolvimento da linguagem e autonomia . Em nossa rotina contemplamos:  chamadinha, quantos somos hoje, janelinha do tempo, roda de conversa, roda de histórias, higiene, massinha, parquinho, recorte e colagem, brincadeiras livres e orientadas, hora do soninho, cantamos e dançamos, pintura  com cartazes e maquetes, teatros, vídeos, entre outras vivências.
Algumas músicas que trabalhamos ao longo deste ano foram: Seu rosto (Zézuca), A casa (Vinicius de Moraes), Sopa do Neném (Palavra Cantada), Aquarela (Vinicius de Moraes), Animal de estimação (Grupo Cria), É uma partida de futebol (Skank), É primavera (Tim Maia), Bate bate coração (Elba Ramalho), entre outras.

Veja aqui alguns momentos da nossa turma:





segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Animal de estimação


A turma 41 conheceu a música Animal de estimação, do Grupo Cria. Essa música proporcionou a turma  inúmeras possibilidades, trabalhamos na rodinha de conversa quais os animais as crianças têm em suas casas, recorte e colagem de animais domésticos e selvagens, registramos através de desenhos e pinturas o nosso animal preferido, usamos vários livros e vídeos para conhecer nomes de animais , habitat e alimentação. Os alunos também gostaram muito de conhecer e reproduzir o som dos animais, imitar o miado do gatinho, o canto do galo e o latido do cão se tornou uma brincadeira alegre e divertida. Reproduzir os movimentos corporais dos animais, cantar músicas que falam de animais, modelar animais em massinha, trabalhar as cores e tamanhos dos animais também foram algumas vivências com as nossas crianças.

O contato com o objeto concreto é fundamental para uma aprendizagem efetiva, por isso proporcionamos aos nossos pequenos a oportunidade de conhecer de perto alguns animais. Nessa proposta temos como objetivo que a criança possa tocar, sentir e vivenciar sua própria experiência  adquirindo uma aprendizagem prazerosa e significativa. Seus olhinhos brilhando diante da surpresa, o entusiasmo, o susto, o medo, a alegria tornam esse momento ainda mais mágico e fascinante.
Conheça  aqui a música trabalhada:






quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Borboleta



TURMA: 25                   PROFESSORA: RAFAELA COTA
·        
           


     BATALHA DAS CORES
A PARTIR DA MÚSICA: BORBOLETA,  FOI PROPOSTO PARA  A TURMA  A CONFECÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO NO FORMATO DE UMA BORBOLETA, ONDE O OBJETIVO FOI EXPLORAR AS CORES, LIMITES (LINHA), AUTORELEVO,  QUANTIDADES,  REGRAS E REGISTRO DA PONTUAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA.
 PRIMEIRO MOMENTO -  FOI APRESENTADO O MATERIAL AO GRUPO, BEM COMO A IDÉIA DO JOGO.
 SEGUNDO MOMENTO - A TURMA EM PEQUENOS GRUPOS, PINTOU , COLOU E AJUDOU A ORGANIZAR TODO O MATERIAL UTILIZADO.
 TERCEIRO MOMENTO  - A TURMA JUNTO COM A EDUCACORA AJUDOU A CRIAR AS REGRAS DO JOGO. CADA COR E PARTE DA BORBOLETA  REPRESENTANDO UMA PONTUAÇÃO.
QUARTO MOMENTO – TESTANDO AS REGRAS E JOGO.
MODO DE JOGAR: 
UMA CRIANÇA COM  UMA TAMPINHA DE GARRAFA PET NA MÃO, LANÇA A MESMA SOBRE O TABULEIRO (BORBOLETA) .
TODO O GRUPO OBSERVA ONDE A TAMPINHA  CAIU ( QUAL  COR / QUAL PARTE DO TABULEIRO?)
A CRIANÇA QUE LANÇOU A TAMPINHA ENTÃO REGISTRA EM SUA FICHA A SUA PONTUAÇÃO.
DEPOIS DE TODAS AS JOGADAS PODE SER FEITO UMA ESCALA PARA  DESCOBRIR QUEM MARCOU MAIS PONTO .





·         VOO DA BORBOLETA
A ATIVIDADE PROPOSTA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR OS NÚMEROS E ASSOCIAÇÃO  AS QUANTIDADES.
DEPOIS DE CONFECCIONAR O CENÁRIO DE UMA PAISAGEM E A REPRESENTAÇÃO DE UMA RÉGUA NA MESMA PAISAGEM PARA MARCAR  OS VOOS E POUSOS DA BORBOLETA, UMA CRIANÇA ERA ESCOLHIDA  PARA REPRESENTAR NA RÉGUA O VOO DA BORBOLETA DE ACORDO COM O NÚMERO QUE SORTEAVA.

COM A AJUDA DA BORBOLETA PRESA A UM PREGADOR A CRIANÇA  CONTAVA NA RÉGUA CADA VOO/POUSO DA BORBOLETA ATÉ CHEGAR NO NÚMERO SORTEADO.
AS CRIANÇAS AMARAM ESSES NOVOS JOGOS.





quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Portfólio


A turma 34 se encantou com o projeto ¨Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia¨. Com a música Aquarela de Toquinho, as crianças participaram com alegria e satisfação e viajaram no mundo da fantasia e imaginação. Através dos versos da música elas pintaram a aquarela, o sol, os pingos de chuva, montaram um castelo, cantaram e dançaram. Trabalhamos as cores, as formas geométricas, contagem, ampliação do vocabulário, além da coordenação motora e socialização. Foi lindo e inesquecível, as crianças adoraram.
De acordo com a orientação prevista no caderno “A avaliação na Educação Infantil”, produzido pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, registramos no portfólio algumas das atividades realizadas. “O portfólio é organizado pela nossa escola no caderno enviado pela rede municipal de educação, concentra trabalhos individuais e coletivos, interativos, possibilitando avaliar a criança em seu processo de construção do conhecimento de maneira dinâmica, formativa e orientadora, podendo ser acompanhada pelos responsáveis, comunidade e equipe pedagógica.”
Acesse aqui o documento:


Ainda no caderno acima citado, Catarina Moro, descreve possibilidades utilizando o portfólio e pontua que: “No portfólio, o processo de documentação, longe de configurar-se como simples recolha ou arquivamento dos materiais, das observações, configura-se como um processo ativo intencional, compartilhado e produtor de conhecimento. O portfólio de avaliação possui uma natureza interativa, que possibilita aos professores e às crianças interagirem e colaborarem no sentido de potencializar e melhor usufruir das práticas educativas.”





quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pela luz dos olhos teus


     Ao trabalhar a música “Pela luz dos olhos teus”, a turma 35 explorou os cinco sentidos.
      Conheça a música aqui:



     No sentido da visão foi confeccionado um cartaz com as cores do arco-íris utilizando as mãozinhas onde foi explicado que com os olhos podemos ver tudo ao nosso redor. As crianças relataram que com os olhos podemos ver a rua, a mamãe, o mar, as flores, o desenho e os brinquedos.



     No sentido da audição, através da utilização do computador foram apresentados diversos sons dentre eles de animais, de veículos, da natureza, dos humanos e outros, no qual as crianças descobriram todos com muito entusiasmo.


     No sentido olfato, trouxemos para sala alguns odores no qual as crianças disseram se eram bons ou ruins. As crianças disseram quais os cheirinhos que eles gostavam de sentir e o de comida foi o vencedor.


     No sentido do tato, as crianças sentiram vários tipos de texturas entre áspero, liso, macio, mole e duro. Na brincadeira de cabra-cega eles tinham que adivinhar quem era o coleguinha em que estavam tocando.




     No sentido do paladar, trouxe para sala de aula os sabores: doce (goiabada), salgado (queijo) e azedo (limão) para que eles degustassem e foi confeccionado um cartaz com um gráfico com as preferências deles. Fizeram caras e bocas para o limão.






terça-feira, 26 de agosto de 2014

Com os olhos podemos ver...

Com a música "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes, na turma 33, das educadoras Danielle de Souza, Selmita e Andreia Alcantara, dançamos livremente com fitas. Cada criança recebeu uma fita pendurada no palitinho de picolé e foi estimulada a dançar no ritmo da música. A partir desta linda canção trabalhamos com a temática: com os olhos podermos ver as coisas! Esse tema embalou nossas rodinhas de conversa, pois falamos sobre tudo que a gente pode ver e contemplar com nossos olhos. Conversamos também sobre as pessoas que por algum motivo não podem enxergar. A música fala de amor, de afeto e exploramos também isso: a importância de ser amigo, de tratar a todos com respeito. Fizemos uma brincadeira com os olhos vendados: cada um tinha que adivinhar o colega apenas com o toque. Foi bem divertido!
Explorando a visão, apreciamos diversas obras de arte de pintores renomados como Paul Cézane, Lourdes de Deus, Pieter Bruegel, Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Tarsila do Amaral, entre outros. Falamos sobre as cores, quantidades representadas. Depois cada um falou a obra de que mais gostou. Fizemos uma exposição das pinturas na sala. Foram treze reproduções expostas no varal. Fizemos também uma experiência de misturar as cores. Foi bem divertido!
Conhecemos sobre a vida de Tarsila do Amaral e fizemos apreciação de três obras dela. A turminha fez a releitura de Abaporu, registramos em cartaz a fala das crianças sobre seu olhar ao ver o quadro. Depois elas coloriram um Abaporu ampliado. Em seguida todos viraram artistas! Cada um pintou sua obra de arte no portfólio.






terça-feira, 29 de julho de 2014

Banho de cheiro


Tomando o projeto: “MUSICARTE: CONSTRUINDO O FUTURO, ESSA É A NOSSA MELODIA”, como eixo norteador para nossas atividades, juntamente com a música “Banho de cheiro” de Elba Ramalho, trabalhamos com nossos alunos conceitos de higiene pessoal, sua importância para a saúde e como fazê-lo, promovendo ações coletivas de rotina higiênica, tais como: lavar as mãos, banhar-se, uso de produtos de higiene pessoal e construção de cartazes coletivos informativos.








Algumas outras atividades realizadas foram: audição e registro da música, cartaz coletivo com rótulos de produtos de higiene, recorte e colagem no portifólio de figuras de encartes de produtos de higiene, vídeo sobre higiene em desenhos animados, história do piolho com fantoches, leitura do livro “Com os pés na cabeça”, receitas de comidas típicas nordestinas e degustação, gráficos das comidas, literatura de cordel, formas e cores, jogo da memória, danças típicas do Nordeste, confecção de chapéu de frevo com sucatas.


De forma lúdica e musical, ensinamos nossas crianças, afinal de contas, aprender brincando e cantando é sempre mais divertido!


Equipe da turma 31.


terça-feira, 22 de julho de 2014

Instrumentos musicais


A música possui papel importante na vida das crianças. Desde a gestação o bebê está continuamente em contato com estímulos sonoros. Desta forma, usando o Projeto “MUSICARTE: CONSTRUINDO O FUTURO ESSA É A NOSSA MELODIA”, produzimos com as crianças da turma EI 32 chocalhos, feitos com garrafa pet e grãos. Os pequenos adoraram confeccionar seus próprios instrumentos musicais. E, puderam perceber os diferentes sons produzidos pelo variados grãos. Em sala de aula, sempre cantamos e utilizamos os chocalhos. Assim, cantar fica bem mais divertido.







segunda-feira, 21 de julho de 2014

A casa


        A turma 26, da professora Conceição conheceu a música “A casa”, de Vinícius de Moraes. Veja os vídeos:




           A primeira atividade foi colocar a música para cantarmos e observarmos a letra, a professora mostrou também o autor da música, logo a seguir conversamos sobre como é a casa em que moramos, se nela tem portas, janelas, quantos quartos são, se é casa ou apartamento e o local onde está situada. Foi muito legal conhecer a história de cada um.

        Na etapa seguinte, as crianças fizeram uma dobradura de casinha, onde pintaram com lápis de cor e canetinha e desenharam a porta, as janelas, jardins e o que mais quiseram desenhar.

Quando a casinha ficou pronta colamos em um cartaz, com o registro da letra da música “A casa” e colocamos em exposição na escola.

         Registramos a letra da música, identificamos a palavra “casa” e as palavras que rimam. Montamos a figura da casa com formas geométricas, pesquisamos e registramos o número das nossas casas, brincamos de casinha explorando os cômodos, montamos cabana na sala com lençóis, ouvimos, cantamos e dançamos outras músicas como “A casa do Zé” e “Quem mora” e construímos casinhas com sucatas.


Ficou um charme nosso trabalho!!!!!