Fantasia

Fantasia

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Atividades externas




           É hora de brincar e aprender fora da sala de aula...
         A EI 36, de Maternal II, que é atendida em horário parcial tarde, vem mostrar como é fácil e divertido reunir a criançada nos dias de Sol para as atividades externas. Essas atividades fazem bem para a saúde, proporcionam experiências muito proveitosas, trabalha-se a socialização, aprimora a capacidade motora e o contato com a natureza.
         Para cada música do Projeto MUSICARTE, CONSTRUINDO O FUTURO ESSA É A NOSSA MELODIA, escolhemos uma ou mais atividades que pudessem ser feitas fora da sala de aula.
         Após registro e audição da música BIQUINI DE BOLINHA AMARELINHA, confecção de bolinhas com crepom amarelo, desenho orientado de círculos em caixa de areia e folha ofício, descemos as rampas da escola para nossa atividade externa. Cada criança recebeu um giz branco, e pedimos para que desenhassem bolinhas no pátio da escola. Além das bolinhas (círculos), eles realizaram diversos outros desenhos, riscos e rabiscos. Foi muito divertido!!!

          Com a música SER DIFERENTE É NORMAL, conversamos, fizemos recorte e colagem de diferentes pessoas, exploramos texturas, medimos a altura das crianças, formas geométricas e trabalhamos as principais “dificuldades” das pessoas portadoras de necessidades especiais. Como atividade externa, brincamos de cobra-cega, após exposição das regras para a brincadeira. Eles adoraram!!!

         Através das músicas XOTE ECOLÓGICO E DONA ÁRVORE, a preservação da natureza e os cuidados com a saúde e o meio ambiente foram os pilares do trabalho. Confeccionamos lixeiras para coleta seletiva, brincamos de feirinha e compramos alimentos saudáveis, e conhecemos a história e biografia do Luiz Gonzaga. Como atividade externa, plantamos alfa vaca, para criação de uma hortinha em nossa escola, este trabalho também contou com a colaboração e participação de todas as turmas do Maternal II.

         E uma das coisas mais legais que fazemos fora da sala de aula é brincar. O parquinho da escola é pequeno para tanta energia e animação!



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Negro gato


         No primeiro momento, na turma 24 de Pré Escola assistimos ao vídeo da música “Negro gato”, de Roberto Carlos. Com animação cantamos e dançamos bastante.
         Depois contamos a história "Meu gatinho Simbad”, que narra sobre um gatinho que foge de casa e vai para a rua. Sua dona fica triste e começa a procurar por ele, mas sem que ela perceba ele volta com as patas sujas de lama e se esconde no armário.

         Usando a imaginação, fizemos pegadas pela sala e colocamos o desenho do gatinho Simbad dentro do armário da sala. As crianças são convidadas a procurar o gatinho Simbad seguindo as suas pegadas pela classe. Foi muito divertido!

         
                A seguir confeccionamos um cartaz com muitas pegadas das suas patinhas sujas de lama. A turma achou que o gatinho Simbah estaria com fome igual ao “Negro gato”, pois ele voltou da rua e o Negro gato é um gatinho de rua, que vive com fome sempre em busca de um “bom prato”. Confeccionamos um prato de comida para o gatinho Simbad, pois ele estava com muita fome depois de suas andanças pela rua.
         Aproveitamos para conversar sobre o que é uma alimentação saudável e a importância da alimentação para crescer e não adoecer.

         Depois de realizar várias outras atividades, preparamos uma bela coreografia da música junto com a turma 23 e apresentamos pra todos os colegas da escola e nossos responsáveis. Vejam como ficou legal!




quinta-feira, 17 de setembro de 2015

País tropical


         Dando continuidade ao nosso projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”, a turma 23, de Pré Escola aprendeu a cantar a música ‘País tropical”, de Jorge Ben Jor.

         Exploramos a música que trata sobre a diversidade e a cultura do nosso país, abordando temas nas áreas de conhecimento de Linguagem Oral e Escrita, Corpo e Movimento, Música, Ciências Sociais e Naturais, Artes e Matemática.

         Desenvolvemos atividades de listas de palavras, contagem, pintura da bandeira do Brasil, releitura da música, gráfico dos times, confecção de mosaico das frutas e diversas atividades de escrita, como o alfabeto móvel, dentre outras.



         Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura, diante disso propomos uma aprendizagem significativa proporcionando aos alunos desenvolverem habilidades para o seu pleno desenvolvimento.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Gato e rato


Foi apresentado à turma 13 a música “Ratinho tomando banho” (Castelo Rá-Tim-Bum). As crianças adoraram a música e tiveram diversas vivências como: registro da letra da música, identificação de letras, rimas, trava-língua, parlendas, leitura de livros, gráficos com altura, peso e tamanho dos pés das crianças, jogos como bingo, dominó e da memória, registros de quantidade, dobraduras, quebra-cabeça com o corpo humano, vídeos sobre higiene e corpo humano, identificação de rótulos e embalagens de produtos de higiene, expressão corporal com músicas e danças, desenhos, recorte e colagem com gravuras, brincadeiras, circuito de higiene, etc.

Através da parlenda “Gato e Rato”, realizamos ações variadas envolvendo as diversas áreas de conhecimento. Fizemos o registro escrito e oral da parlenda, exploramos algumas palavras-chaves, desenvolvemos noção de tempo, a sequência numérica e memorização. Nossa turma também confeccionou um relógio reaproveitando CD. Mas, o momento em que as crianças mais se divertiram foi na hora da brincadeira. Veja os vídeos, foi muito legal!







Brincando com a parlenda

PARLENDA “GATO E RATO”

- QUE HORAS SÃO?
-UMA HORA!
-QUE HORAS SÃO?
-DUAS HORAS!
-QUE HORAS SAÕ?
-TRÊS HORAS!
-SEU RATINHO JÁ CHEGOU?
-AINDA NÃO.
-QUE HORAS SÃO?
-QUATRO HORAS!
-QUE HORAS SÃO?
-...
-SEU RATINHO JÁ CHEGOU?
-JÁ!






terça-feira, 7 de julho de 2015

Família


A turminha 33 do Maternal II conheceu a música: “Família” (Titãs). Como a família é o primeiro grupo social da qual a criança faz parte, aproveitamos então a oportunidade para trabalhar os diferentes tipos de família que encontramos em nossa sociedade.

Através da Contação da história com palitoches dos três porquinhos, as crianças conheceram uma família onde vivem três irmãos. Após a história, as crianças puderam observar e sentir diferentes texturas no tapete sensorial e também trabalhamos as cores, tamanho e contagem dos porquinhos.


Cada criança desenhou em seu portfólio a sua família e várias questões importantes foram observadas e anotadas. As crianças puderam conhecer as vogais “A” e “I” da palavra “FAMÍLIA” e colaram papéis picados por elas para exposição em sala.



Realizamos a dobradura da casa, trabalhamos a linguagem oral onde as crianças falavam o que encontramos em cada cômodo da casa para a confecção de cartaz coletivo. Sabendo da importância do lúdico e da brincadeira de faz de conta na primeira infância, as crianças brincaram de “casinha”, de “família” e “mercadinho”, atividades que foram bem enriquecedoras e divertidas.



 Aproveitamos também uma parte da música que cita os animais “cachorro, gato, galinha” e utilizamos para trabalhar os animais domésticos, onde as crianças falaram os que possuíam em casa, realizamos dobradura do gato e brincamos com a cantiga de roda “Não atire o pau no gato”.
E o que não poderia ficar de fora, foi a importante presença da família na escola, onde os responsáveis compareceram para um dia diferente com a criança, participaram de uma atividade envolvendo corpo e movimento e de uma dinâmica para desenhar as pessoas que moram com a criança. Após este momento, todos expuseram suas opiniões a respeito da importância da parceria da escola e a família.


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ser diferente é normal




Gilberto Gil
Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí? Que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí? Que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente
Ser diferente é normal


  A turma 32 adorou conhecer a música “Ser diferente é normal”, de Gilberto Gil. A nossa proposta foi de trabalhar com elementos das próprias crianças para conversamos sobre as diferenças. Fizemos a apreciação da música, dança livre, roda de conversa, cantinho da música com instrumentos musicais e atividades coletivas.


          Trabalhamos com as características das próprias crianças como peso, altura, preferências... Fizemos a contação de histórias sobre o tema, como, por exemplo, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. A turminha adorou! Fizemos uma experiência para nosso cantinho da curiosidade. Misturamos as diferentes cores e observamos o resultado disso: novas cores.

            Conversamos sobre os direitos da criança e montamos um cartaz coletivo: Toda criança tem direito a... Alimentação (recorte de alimentos preferidos se encarte de supermercado); Educação (colagem de fotos das próprias crianças em atividades na escola); Moradia (montagem de uma casa usando figuras geométricas) e Brincar (registro das brincadeiras preferidas). 



 
 Fizemos o registro do peso e da altura de cada criança em cartaz coletivo. Eles amaram esse momento. 





Para encerrar fizemos um dia da beleza: as crianças levaram suas roupas preferidas, depois do banho se arrumaram, escolheram um penteado. Todos saíram mais lindos! Ainda fizemos um desfile e valorizamos cada criança.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

O pato

Foi apresentada a turma 42 do maternal I de 2 anos, a música "O Pato" de Vinícius de Moraes, que é uma das músicas integrantes do Projeto "Musicarte: Construindo o futuro, essa é a nossa melodia".        
Através da música foram trabalhados temas como animais com penas, a cor amarela, os sons das aves, destacando o som do pato, contagem oral, entre outros. Após a apresentação e registro da música, foram propostas atividades variadas visando ampliar o vocabulário das crianças, estabelecer algumas noções matemáticas, além de explorar e manusear diversos materiais.
Dentre as atividades propostas, podemos destacar: grafismo do pato, pintura e confecção de pato de sucata com caixa de papelão (que posteriormente foi utilizado para brincar de acertar a bola no pato, trabalhando a coordenação motora ampla), confecção de boliche de garrafa pet, enfatizando a experiência de misturar água e tinha guache, modelagem, produção e decoração de máscara de pato, para brincadeira de faz de conta, além de outras brincadeiras explorando o corpo e seus movimentos, ao som da música proposta.
Todas as atividades foram planejadas visando o desenvolvimento das crianças de maneira prazerosa, proporcionando a integração do grupo, aguçando a curiosidade e o gosto por aprender coisas novas, sempre buscando alcançar os objetivos propostos pela Rede Municipal de Ensino do RJ.




segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dancing Days



          "Abra suas asas, solte suas feras..."
          A turma 22, de Pré Escola I de 4 anos  trabalhou a canção "Dancing Days", composta por Nelson Motta e gravada pelo grupo As Frenéticas. As crianças gostaram muito.
          Ouviram, cantaram, dançaram e desenvolvemos várias atividades com  a música. 
        Realizamos o registro da letra da música no blocão, em que  trabalhamos a oralidade, identificação da vogal A, reconhecimento de palavras chaves e de palavras que rimam, registro escrito de palavras como a criação de lista dos itens da festa e de animais que voam, confecção de máscaras de feras com materiais descartáveis, brincadeiras com enfeites e adereços, retrato do esquema corporal com uso de artes variadas como desenho, recorte e colagem, dança e expressão corporal, imitação de animais, brincadeiras cantadas como "A caveira", de Bia Bedran, pesquisa de animais selvagens e animais com asas, criação de ritmos com partes do corpo, tudo contextualizado com a música.
          A turma interagiu com entusiasmo e se mostrou muito participativa com essa prática pedagógica, pois a música desperta o interesse e representa grande importância no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.  Dessa forma nossos pequenos possuem uma aprendizagem significativa e prazerosa.
         





Preparamos uma coreografia com esta música e apresentamos na U.E.xpondo da nossa escola, que contou com a presença de todas as turmas da escola e seus responsáveis. Assista o vídeo abaixo.